Foto: Nathália Minzon (Pimp My Pet) |
Para decidir entre uma ou outra, é importante o tutor avaliar aspectos como rotina, tempo e questões financeiras, sem esquecer que o mais importante é oferecer refeições balanceadas para os bichinhos
O objetivo aqui não é apontar o certo ou errado, apenas mostrar os prós e contras de cada opção para que você escolha, de forma consciente, qual se enquadra melhor no perfil do seu pet e no estilo de vida da sua família.
A Alimentação Natural (AN) vem ganhando cada vez mais adeptos, afinal, se nós humanos evitamos comidas industrializadas, por que seria diferente com nossos bichinhos? A AN faz sucesso pelo frescor, aroma e sabor, mas é importante frisar que não é sinônimo de dar ao seu pet as sobras do almoço e do jantar!
A AN não é nada prática, demanda tempo do tutor, constantes visitas ao veterinário para observar a condição nutricional e para adaptações na dieta quando necessárias. Ela deve ser desenvolvida por um profissional e preparada adequadamente, com a proporção correta de proteínas, gorduras, fibras e carboidratos, além das vitaminas e aminoácidos essenciais para a saúde do seu peludinho.
Também vale lembrar que alguns alimentos humanos são tóxicos para nossos bichinhos e devem passar longe do cardápio, como açúcar, frituras, temperos, chocolate, frutas cítricas e outras.
Já a ração seca é super prática, pois já vem balanceada, é de fácil armazenamento, não exige preparo e é amplamente aceita pelos animais. Olhando por esse ângulo parece ser a melhor opção para a vida corrida que temos hoje, correto? Mas é preciso ficar atento aos ingredientes da marca escolhida, pois muitas são feitas com restos de frigorífico, alimentos transgênicos, corantes, aromatizantes e conservantes. Todos esses elementos fazem mal para seu bichinho. Existem, no entanto, diversas marcas de qualidade no mercado, feitas com ingredientes nobres, livres dos vilões acima citados.
Enfim, há vantagens e desvantagens tanto na alimentação natural como na ração seca, mas o conselho aqui é que cada um avalie sua rotina, seu tempo, seu bolso, mas sem esquecer que o primordial é garantir uma refeição balanceada, de qualidade e com acompanhamento veterinário.