Veterinário explica que o ideal para saúde dos pets é escovar os dentes todos os dias: 'Mais próximo do ser humano possível'

0
Veterinário de Itapetininga afirma que o ideal para saúde dos pets é escovar os dentes todos os dias — Foto: Pixabay/Divulgação

Especialista de Itapetininga (SP) explicou que o acúmulo de bactérias na boca de cães e gatos pode causar desde problemas periodontais até doenças mais graves.

Escovar os dentes depois de todas as refeições. Essa não é uma rotina importante apenas para a saúde oral dos seres humanos. De acordo com o veterinário Luis Felipe Roberto, de Itapetininga (SP), para evitar doenças, o ideal é que os pets também escovem os dentes diariamente.

“O correto é a escovação depois da alimentação porque, de quatro a seis horas após a alimentação, existe a deposição de bactérias entre os dentes. Com o tempo, essas bactérias formam uma placa bacteriana que causa malefícios para a saúde bucal, como gengivite, estomatite”, conta o especialista.

Ao g1, o veterinário explicou que existem escovas e pastas de dente específicas para os cães e gatos e que, se os animais forem acostumados desde pequenos com a escovação, passam a aceitar os produtos com mais facilidade.

Veterinário de Itapetininga faz limpeza nos dentes dos pets — Foto: Luis Felipe Roberto/Arquivo pessoal

No entanto, o especialista reconhece que a escovação diária não é feita pela maioria dos tutores. Por isso, é recomendado que os donos levem os animais ao veterinário a cada seis meses, em média, para uma limpeza completa na boca.

“Um veterinário consegue, sob anestesia geral, realizar a remoção dessas placas bacterianas. Muitas pessoas compram brinquedos que podem auxiliar na limpeza dos dentes, mas eu diria que são insignificantes. O ideal mesmo é escovar”, explica Luis Felipe.

Doenças

De acordo com o veterinário, tanto os cães como os gatos não têm uma predisposição a ter cáries, devido ao PH da boca deles. No entanto, o acúmulo de bactérias entre os dentes pode causar desde problemas periodontais até doenças mais graves.

“Com o tempo, com a cronicidade da doença periodontal, por se tratar de infecção, isso vai ganhando a corrente circulatória. O filtro do sangue seriam os rins, então muitas vezes, a insuficiência renal crônica em muitos cães idosos é causada pela má manutenção oral. Sem contar que essas bactérias também podem levar à endocardite, que é uma doença do coração.”

Especialista reforça importância de cuidar da saúde oral dos pets — Foto: Luis Felipe Roberto/Arquivo pessoal

Conforme o especialista, um dos sinais que ajudam os donos a identificarem algum problema dentário no animal é o mau hálito do pet. Além disso, eles podem começar a ficar relutantes para comer, caso estejam sentindo dor.

Para o especialista, alguns tipos de alimentos oferecidos aos cães e gatos também podem favorecer o acúmulo de bactérias na boca.

“Esses alimentos naturais para os pets estão muito na moda e eles podem até ser mais saudáveis, mas tem que ter um cuidado ainda maior com os dentes. Isso porque é muito mais fácil a deposição entre os dentes da alimentação natural do que da ração”, completa.

Por Júlia Nunes, g1 Itapetininga e Região

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !